Preste atenção nos testículos do seu cachorro


Assim como os meninos, cachorros machos também precisam de atenção com as duas “bolinhas” localizadas na extremidade do pênis: os testículos. Poucos sabem, mas estes órgãos não são aparentes quando o macho nasce. Eles ficam dentro do abdome e migram para a bolsa escrotal entre a terceira e quarta semana de vida do bicho. 

Mas para a preocupação dos donos, há casos chamados de testículos ectópicos, que são aqueles que não migram. O médico veterinário Zohair Saliem Sayegh, de São Paulo, avisa que o não aparecimento após a quarta semana de vida do pet é preocupante e os donos devem procurar a ajuda de um médico veterinário.

- Os testículos são responsáveis pela produção de espermatozóides, maturação das glândulas sexuais, produção de substâncias para atração sexual, marcação de ambiente e também por garantir as características sexuais secundárias do macho, tais como o desenvolvimento muscular, articular e agressividade.
O veterinário Alexandre Sano, também de São Paulo, afirma que existem medicamentos que podem ajudar, mas em casos graves, o bicho precisa passar por uma cirurgia. 

- Se mesmo com medicamentos não ocorrer a migração, o dono deve procurar um ultrassonografista para verificar se os testículos realmente existem e retirá-los cirurgicamente.

 

Fonte: R7