Dog’s Ville

A verdade que ninguém nunca contou sobre comportamento canino

Os laços criados entre humanos e cães datam de séculos atrás, quando os primeiros caçadores nômades interagiram pela primeira vez com lobos. A data certa para a domesticação dos cães não é precisa, mas pesquisadores destacam que a data varia de 10.000 a 30.000 anos atrás. Inicialmente os humanos selecionavam os lobos mais sociáveis – aqueles que respondiam de forma mais parecida de um cachorro –  para estabelecer o relacionamento. 

Mesmo não sabendo o motivo que levou os seres humanos e lobos se unirem pela primeira vez, mas esse encontro abriu caminho para uma relação que evoluiria para a completa domesticação dos cães como vemos hoje. 

Sabemos que tanto os cães quanto os humanos são criaturas sociais e valorizam a interação, então a parceria entre eles é mutuamente benéfica. Extremamente leais e companheiros, os cães possuem incrível facilidade para compreender nossos comandos e uma prontidão natural para obedecê-los. Sem dúvida alguma, eles são os animais que melhor nos entendem.

Mas o que nós sabemos sobre os cães? O que pensa o melhor amigo do homem?

Sempre focamos e vemos os cães, falamos com eles e imaginamos o seu comportamento a partir de uma perspectiva individual e focada no ser humano. Claro que conseguimos distinguir seu comportamento, como quando se sentem entediados, ficam enciumados ou quando querem chamar atenção. Mas será que essa interpretação é baseada naquilo que ele realmente tem a capacidade de sentir? 

Exercitar a compreensão do comportamento canino a partir da ótica dos cachorros ajudará a entendê-lo melhor e criará laços mais profundos com o cão.

Como os cães aprendem?

Você quer começar a ensinar cachorros para que ele responda aos seus comandos, mas não sabe por onde começar? Nós da Dog’s Ville, pioneira no mercado de creche canina e hotel PET no Brasil, vamos te ajudar. E o primeiro passo é simples e complexo ao mesmo tempo: quanto mais você entender a mente de um cachorro, mais fácil será o treinamento. 

A boa notícia é que através de um entendimento das noções da psicologia canina e como os cães aprendem essa lição não será tão complexa de aprender. 

Condicionamento clássico

Conseguimos perceber o condicionamento clássico todos os dias, mas muitas vezes passa despercebido. Mas isso não quer dizer que ele não possa ser uma poderosa ferramenta no seu treinamento de cães. O condicionamento clássico é um tipo de estilo de aprendizado e uma grande influência na maneira como seu cão reage ao ambiente.

Para os donos de animais, é fácil ficar frustrado com os comportamentos que sentem surgir do nada e sem motivo aparente. Ao aprender mais sobre estilos de aprendizagem, causa e efeito comportamental, o tutor pode começar a identificar de onde veio um comportamento e abordá-lo de forma eficaz. 

Condicionamento Operante

O condicionamento operante elimina a tentativa e erro e o desenvolvimento de comportamentos negativos, que vêm com estilos de treinamento inespecíficos. Ao usar um estilo de aprendizado específico para resolver problemas diferentes em cães diferentes, o tempo de treinamento será menor e os pais serão mais felizes. Para esse estilo de treinamento é possível usar um dos quatro métodos a seguir: reforço positivo, reforço negativo, punição positiva ou punição negativa.

Quer se aprofundar sobre comportamento canino, não deixe de conferir esse link (hiperlink para a página de cursos da dogs) com nossas opções de cursos na área. 

O cão é seu espelho!

Você pode conhecer cães e pessoas cujas personalidades são imagens espelhadas um do outro: um pai discreto com um filhote igualmente maduro ou um pai extrovertido com um cachorro que cumprimenta todos com beijos molhados.

Isso pode não ser apenas uma coincidência, pois os cientistas dizem que a personalidade do cão está fortemente ligada à personalidade humana.

Mas, qual é a semelhança entre a personalidade de um cão e o cuidador? O vínculo humano-animal é tão forte que um cão pode adotar traços de personalidade de seu dono e vice-versa?

Uma explicação por que o comportamento e a personalidade do cão estão tão entrelaçados com o de seus humanos é uma tendência para as pessoas selecionarem animais que complementam suas próprias vidas. Um ser humano calmo geralmente escolhe um cachorro calmo, ou uma pessoa ansiosa adota um cachorro mais enérgico, por exemplo. Muitas vezes essas decisões acontecem no subconsciente. 

Uma questão é inegável, por mais que você invista em treinamentos para os cães é sempre importante ter em mente que você precisa cuidar de você também, manter um equilíbrio na sua vida, para que isso reflita indiretamente no comportamento canino do seu companheiro. Aproveite esse momento de descoberta para estabelecer novos graus de conexão com o cachorro.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress